Conquistas históricas dos servidores são relembradas no segundo dia do VIII Congresso Estadual

Conquistas históricas dos servidores são relembradas no segundo dia do VIII Congresso Estadual

By on jun 7, 2014 in Notícias | 0 comments

Na manhã deste sábado (7/6), segundo dia do VIII Congresso Estadual da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), os servidores municipais que construíram a história da Federação, desde a entidade antecessora a sua fundação, a Associação dos Professores Municipais do Interior do Ceará (Apromice). Eles narraram no evento os obstáculos que tiveram que superar para que a união dos servidores conduzisse a organização sindical ao patamar de hoje, com uma base formada por mais de 60 mil sindicalizados.

Para marcar o tom do momento, foi lançado o livro e o vídeo documentário “Memorial Fetamce 20 anos”, fruto da parceria da Fetamce, BNB e Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA), completo de artigos científicos e históricos da luta dos trabalhadores do serviço público do Ceará. As duas produções foram entregues a todos os presentes.

Em seguida, foi também lançada a primeira edição do troféu Patativa do Assaré, congratulação alusiva a um dos maiores poetas cearenses. Os homenageados foram a Helena Costa, Graça Costa, Sebastiana Rodrigues (Netinha), Ilza Bezerra, Valdecir Antunes, Maria de Jesus, Antonio José Sampaio, Valmik Ribeiro e o Luiz Osvaldo, que estiveram presentes na homenagem. Além destes, receberão a comenda Dom Edmilson Alves e a família do Frei Martins, já falecido.

Assim como os homenageados, a direção estadual da Fetamce os 146 sindicatos de servidores filiados a entidade também recebem o troféu Patativa do Assaré.

patativa 2“Há muito tempo atrás, quando a sala de aula era no alpendre das casas, às vezes debaixo de uma árvore, alguns desses homenageados iam de bicicleta quilômetros para dar aulas para às crianças em longes distritos”, disse a presidenta da Fetamce, Enedina Soares, em homenagem aos que contribuíram com a história da Federação nestes 24 anos de luta pelo Serviço Público Municipal.

Luta histórica

Muitas falas repercutiram as dificuldades de se criar e continuar a Apromice, desafios e vitórias dos trabalhadores que fizeram e fazem a Fetamce. Luiz Osvaldo, professor, relembrou que o passado foi difícil, mas não foi superado. “Foi o capital quem determinou que Dilma não pode ganhar as eleições, mas nós devemos ir pra rua e mostrar quem define isso. O povo brasileiro não é mais imbecil, não é mais besta e saber o que quer. Não podemos voltar atrás. Vão dizer todas as mentiras e a gente precisa lutar contra isso”, enfatizou.

“Eu fiquei sem salário por três anos e a Fetamce nunca me abandonou na minha resistência. Naqueles momentos difíceis, nós fomos protagonistas nas histórias de luta e hoje são vocês”, disse, emocionada, a professora Helena Costa, dizendo sentir orgulho de ter incentivado suas filhas a participarem do movimento sindical.

Regimento interno aprovado

Mais cedo, por volta de 8h30, foi feita a leitura, seguida de destaques e aprovação, do regimento do VIII Congresso. O item “c”, do artigo 18º, do regimento interno foi alterado, mudando de 20% para 10% as assinaturas necessárias para emendas ao documento base de referentes ao tema de conjuntura.

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *