O Congresso

VIII Congresso da Fetamce: 24 anos de luta pela democracia nos municípios cearenses

Uma grande categoria que realiza um grande evento. Entre os dias seis e oito de junho, Beberibe imergirá no mundo dos servidores municipais do Ceará, com a realização, na cidade, do VII Congresso Estadual da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce).

Fundada em 1990, a Federação completa, em 2014, 24 anos, sendo filha da democracia, como tantas outras entidades laborais erguidas no processo de redemocratização do país, a entidade foi fundada pelos sindicatos de servidores que entre 1986 e 1990 conquistaram direito à organização.

A Fetamce nasceu da necessidade de manter um esforço permanente de mobilização e ação na busca de um Serviço Público de Qualidade, procurando a melhoria dos serviços prestados à sociedade, com a valorização dos trabalhadores do ramo, lema que continua levando como bandeira, pois ainda são muitos os desafios do sindicalismo contemporâneo, que teve ampliada sua frente de lutas.

Hoje, a entidade conta em sua base com 146 sindicatos de Servidores Públicos Municipais filiados, representando 153 dos 184 municípios cearenses. São os trabalhadores destas dezenas de cidades que chegam ao VIII Congresso Estadual da Fetamce, à instância máxima da organização sindical do funcionalismo público municipal cearense, realizado a cada três anos e responsável pela eleição da diretoria da organização laboral, além do apontamento das principais lutas a serem travadas por
esses homens e mulheres no próximo triênio.

As liberdades, a possibilidade de lutar e defender direitos, são as grandes temáticas desde evento. No ano em que se completa 50 anos do golpe militar de 1964, num momento em que a sociedade brasileira passa sua história a limpo, os servidores – em nome de todos os trabalhadores, de todos os estudantes e de todos os homens e mulheres que sofreram na pele as consequências do golpe de 1964, enfrentando e combatendo a ditadura levantam hoje, mais uma vez, a bandeira da democracia.